Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2011

TIMIDEZ: Saiba como superar esse problema.



   Atender a um simples telefone, receio ao pedir um simples informação a um desconhecido na rua, ou até mesmo falar em público, esses são apenas um dos sintomas que uma pessoa tímida enfrenta diariamente na sua vida. Pois é, a timidez não é um doença como muitos pensam por aí. Ela nada mais é do que um traço bem marcante na personalidade de determinados indivíduos. 
 Embora não se tenha descoberto as causas reais da timidez uma característica bastante analisada é o de que ela é um comportamento que se adquire involuntariamente na infância mais precisamente no convívio familiar. 
   Geralmente  é absorvido por filhos(a) que possem pais rígidos que não sabem exprimir afeto e carinho. Outros é ocasionado quando um adulto a critica e a ridiculariza, tudo isso acaba colaborando para que esse pequeno ser sinta-se frágil e inferior. Bate a baixo estima e uma série de outros complexos que somente um tímido sabe como é. Por último essa pessoa terá dificuldades de se sociabilizar com outras pessoas seja em forma de amizades ou relacionamentos amorosos. 
    Falo isso, por experiência própria. Já fui muito tímido quando pequeno, mas graças a Deus pude descobrir em mim esse probleminha e com muita perseverança e força de vontade consegui dar a volta por cima. Mas não fiquei parado me lamentando, esperando que a solução caísse do céu para mim, eu reagi para o meu bem. Pra você ter noção, já teve vezes em minha vida que em uma simples apresentação (feita no primeiro dia de aula) cheguei a desabar de choro, paguei o maior mico na frente todos, até hoje me arrependo disso e me recordo. 
   Outras chegava a me esconder em minha própria casa quando tinha visitas, tudo isso pra não falar e me expor em público. Parece bobagem mais não é! Timidez é um problema  e não doença, por isso tem cura. 


  • Selecionei aqui alguns conselhos para você vencer e superar esse obstáculo:
  1. Identifique sua limitação: Quais situações o intimidam e provocam ansiedades? Como você reage a esses sentimentos?                                                                                                                               
  2. Tenha uma visão real da situação: O tímido tende a se enxergar de maneira negativa, por isso sente medo de se expor e sempre acha que o outro é sempre melhor do que ele mesmo. Portanto nunca supervalorize seus defeitos e sim aprenda a identificar sua qualidades. 
  3. Enfrente as situações e se exponha: Por mais estranho que pareça, o melhor remédio para o tímido é ficar exposto, colocando-se em situações nas quais ele seja centro das atenções Esse tratamento de choque tem sido usado por diversas clinicas e profissionais especializados em timidez, e o resultado sempre é positivo. A ideia é enfrentar os medos até que a dificuldade desapareça.
  4. Busque ajuda: Se você identificou sintomas físicos, tais como tonturas, náuseas e tremores ao se relacionar com outras pessoas, procure seu auxílio de um profissional, pois ele poderá orientá-lo melhor, diagnosticar uma possível fobia social e, assim, ajudá-lo a vencer o medo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário